RVEV Barão do Rio Branco Agenda de Historia

O pai dele era do Partido Conservador e foi o Primeiro-Ministro que ocupou o cargo por mais tempo no Segundo Reinado: 4 anos e 3 meses (por curiosidade: o mandato mais curto foi de 3 dias). A Lei Rio Branco (1871), publicada durante o seu governo também é conhecida como a Lei do Ventre Livre.  O pai era o Visconde do Rio Branco, o filho, José Maria da Silva Paranhos Júnior, virou Barão e foi mais importante na fase republicana do que na monárquica. Faleceu em 10 de fevereiro de 1912. Passou alguns anos em cargos obscuros, mas ganhou o cargo de cônsul-geral (1876) em Liverpool, a terra dos Beatles, mas nesta época, um dos mais importantes centros industriais ingleses, como Manchester.  

A morte de um diplomata brasileiro, que tratava de limites com a Argentina, colocou-o na responsabilidade da disputa do território de Palmas (36 mil km quadrados). Saiu-se vitorioso e começou a fama de conquistador de territórios.

Na República velha (1889 a 1930) veio o reconhecimento da sua capacidade com a indicado Ministro das Relações Exteriores pelo presidente paulista Rodrigues Alves (1902 a 1906). Os 3 presidentes seguintes mantiveram-no no cargo até o seu falecimento:  Afonso Pena (mineiro), Nilo Peçanha (carioca) e  Hermes da Fonseca (gaúcho e militar). Rio Branco percebeu que a hegemonia mundial passava pelos Estados Unidos, pois a Inglaterra tinha um indústria envelhecida e estava em constantes disputas com a França e a recém-unificada Alemanha por longínquos territórios coloniais.

A principal vitória de Rio Branco foi a conquista do ACRE (Tratado de Petrópolis), mas isto será relatado em uma outra postagem. Quando ele morreu, o carnaval foi adiado para abril, mas a população comemorou a festa duas vezes, graças ao Barão.

O Barão ganhou a cadeira 34 da Academia Brasileira de Letras. Uma das suas obras foi a publicação das EFEMÉRIDES BRASILEIRAS. Segundo o próprio Barão, o que aconteceu no dia da sua morte (porém muito antes)? Em 10 de fevereiro de 1756, o exército guarani-missioneiro (refratário ao Tratado de Madri) foi derrotado por tropas luso-espanholas na Batalha de Caiboaté. Em 1792, Dom João assume a Regência de Portugal devido à loucura da mãe, Dona Maria I. Quando a mãe morreu, o Príncipe Regente virou Dom João VI. E em 20 de abril, dia do nascimento de Rio Branco? Em 20 de abril de 1632 o brasileiro Calabar passou-se para o lado dos invasores holandeses.

Anúncios