ABREV 8 COLÔNIA

Hoje concluímos a publicação dos conteúdos das ABREVs de BRASIL COLÔNIA, faltando apenas a ABREV das CH (Capitanias Hereditárias), ausente na primeira publicação e que será disponibilizada dia 6 de janeiro de 2014.

CONVOCAÇÃO EXTORSIVA  (assembleias do Antigo Regime)

No Antigo Regime (todo o período da Idade Moderna que antecedeu a Revolução Francesa de 1789) havia órgãos que representavam a nação, mas não o povo, e sim os estamentos: o Clero (primeiro estamento), a Nobreza (segundo estamento) e o Terceiro Estado (supostamente, o povo, que era burguesia e os camponeses). Na França, principal modelo de Absolutismo (rei Luis XIV disse o Estado sou eu), a assembleia representativa se chamava Estados Gerais, mas eles não foram convocados por 175 anos (de 1614 a 1789). A convocação feita em 1789 tinha como único objetivo arrancar mais impostos do empobrecido contribuinte francês para enfrentar a crise econômica provocada pelas despesas absurdas da monarquia e pela isenção de impostos, que eram privilégios do Clero e Nobreza.

No caso luso, a assembleia se chamava Cortes e não era convocada há 122 anos. Não foi convocada pelo rei, mas pelos revolucionários da cidade do Porto (1820), o centro industrial de Portugal, afetado pela Aberturas dos Portos (1808) e pelos Tratados de 1810 que deram privilégios tarifários à Inglaterra (15%) . O rei foi obrigado a voltar e as medidas mercantilistas determinadas pelas Cortes levaram à independência do Brasil.

Anúncios